Amigos, segue colocação referente à questão dos papéis nos relacionamentos. O que, de fato, tem mudado na administração dos papéis e responsabilidades conjugais?
Como anda a divisão de tarefas com nossos parceiros???
"Hoje, a grande maioria das mulheres trabalha e esse comportamento mudou muito, os casamentos atuais. O papel da mulher, em casa, está muito diferente. Não se exige mais sua presença nos afazeres domésticos. Muitos casais dividem as tarefas ou uma funcionária cuida da casa.
Em lares mais pobres, a mulher ainda enfrenta sozinha a maioria das responsabilidades diárias com a casa. Mas, mesmo nesse formato, já há evidências de mudanças significativas na condução dos trabalhos, que antes eram considerados apenas femininos.
O casamento atual, não dá mais lugar ao modelo antigo, onde o chefe era o marido, provedor do sustento econômico e a mulher, a mãe e dona de casa.
A Sociedade mudou...
Hoje todos dentro de casa têm responsabilidades e direitos iguais ao amor e prazer. As mulheres não aceitam menos. Não estão dispostas a abrir mão dos seus direitos e querem assumir suas obrigações, numa relação mais igualitária.
Os homens também estão gostando que suas obrigações sejam assumidas por elas, mas relutam em assumir as obrigações denominadas exclusivamente como das mulheres.
Exceções existem. Porém, ainda o mais comum são as mulheres trabalhando fora e dentro de casa, a dupla jornada de trabalho e os maridos pagando parte das contas. É uma sociedade desigual, em que só um lado está sobrecarregado. As mudanças ainda são novas. As mulheres conquistaram e continuam conquistando seus direitos e os homens tentam acompanhar, mas para eles as exigências são menores.
Nesse momento atual encontramos muita confusão de papéis e embora as mulheres não queiram abrir mão do que já conquistaram, ainda não encontraram uma fórmula de dividir aquela que é conhecida como sua parte.
Uma Conquista...
Tirando essas arestas, o papel atual é muito mais favorável para as mulheres. Hoje, seu espaço no mercado de trabalho é muito grande e embora ainda ganhe menos do que o homem, desempenhando a mesma função, essa independência financeira deu a ela igualdade de expressão, não aceitando mais situações de submissão.
Para o homem moderno essa mulher ainda assusta, mas é interessante. Ele tem ao seu lado uma companheira, com pensamento próprio e muito mais desafiante do que o modelo antigo.
Um casamento é o começo de uma vida onde dois viram um e o trabalho equilibra essa força. A vida conjugal tende a ser mais completa e feliz, quando os dois se sentem realizados profissionalmente.
Tudo favorece o casamento moderno. Mais informação, mais liberdade e uma vida conjugal em equilíbrio com o trabalho.
Você e o seu parceiro só têm que fazer a sua parte."
Fonte: Bebel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário